quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Nascimento de Jesus

história do Nascimento de Jesus

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Matemática - 3º ano





domingo, 6 de dezembro de 2009

Estudo do Meio - 3º ano

Sistema Digestivo



Lista com marcas


Quando trabalhamos, brincamos ou dormimos gastamos energias. Para as recuperarmos precisamos de nos alimentar.

Para fazeres uma alimentação equilibrada deves seguir as indicações da Roda dos Alimentos.




Função do Sistema Digestivo

Transforma os alimentos em substâncias nutritivas (proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, glúcidos, lípidos, sais minerais e água) para serem levadas pelo sangue a todas as células do nosso corpo.


Órgãos do Aparelho Digestivo

Os órgãos do aparelho digestivo são: boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus.



O fígado, o pâncreas e as glândulas salivares são órgãos que ajudam na função digestiva.





Clica neste links e faz a legenda do Aparelho Digestivo:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm



http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=c5





Funcionamento do Sistema Digestivo




Na boca, com a ajuda dos dentes e da língua, os alimentos são triturados e misturados com a saliva formando o bolo alimentar.
O bolo alimentar passa pelo esófago e chega ao estômago.
No estômago, o bolo alimentar mistura-se com o suco gástrico e forma uma pasta líquida que se chama quimo.
No intestino delgado, o quimo, com a ajuda dos sucos produzidos no fígado, pâncreas e intestino forma o quilo.
As substâncias nutritivas passam para o sangue através das paredes do intestino delgado. As substâncias que não são absorvidas passam para o intestino grosso, seguem para o recto e são expelidas pelo ânus na forma de fezes.





Clica neste link e vê como funciona o sistema digestivo.



http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv1.htm



Vê neste vídeo como funciona o Sistema Digestivo




















Regras de Higiene e Saúde do Sistema Digestivo





  • Faz uma alimentação equilibrada, seguindo as indicações da Roda dos Alimentos;



  • Mastiga e ensaliva bem os alimentos e devagar;



  • Faz cinco refeições por dia a horas certas;



  • Lava as mãos antes de comer e os dentes depois das refeições;



  • Mantém os dentes saudáveis;


Guarda o tempo necessário de digestão (cerca de três horas). Se fizeres esforços ou tomares banho durante o período da digestão, podes sentir mal-estar ou vómitos.



Sistema Respiratório









Todos os seres vivos necessitam de oxigénio para viver. É o sangue que leva o oxigénio a todas as partes do corpo. Mas como é que ele chega ao nosso organismo?





Função do Sistema Respiratório



A função do Sistema Respiratório é levar o oxigénio às células do nosso corpo e recolher o dióxido de carbono para ser expulso do nosso organismo.





Órgãos do Aparelho Respiratório

Os órgãos do aparelho respiratório são as fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.











Funcionamento do Sistema Respiratório

Na respiração produzem-se dois movimentos :

inspiração - é a entrada de ar carregado de oxigénio nos pulmões, fazendo-os aumentar de volume.








expiração - é a saída de ar dos pulmões (carregado de dióxido de carbono e vapor de água), fazendo-os diminuir de volume.





O ar entra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe, traqueia e segue pelos brônquios até aos pulmões. Nos pulmões, o sangue recebe o oxigénio do ar inspirado e liberta o dióxido de carbono que vai ser expulso através do ar expirado.


Vê este vídeo sobre o sistema respiratório




















Faz a legenda dos órgãos do sistema respiratório, clicando nestes links:



http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=c6

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm


http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=125


Regras de Saúde e Higiene do Sistema Respiratório

  • Inspira pelo nariz e expira pela boca;

  • Evita ambientes poluídos e fechados;

  • Faz exercício físico, de preferência, ao ar livre;

  • Brinca ao ar livre;
  • Areja a tua casa;
  • Mantém os teus brinquedos limpos, especialmente os peluches;


Sistema Circulatório


A aula da professora Henriqueta

A professora Henriqueta iniciava mais uma aula com os seus meninos do 3º ano. Após a habitual revisão sobre as aprendizagens realizadas no dia anterior, iniciou o tema da função do Sistema Circulatório.
De repente, ouve-se a voz do Afonso:
- Ó professora, não entendo uma coisa!
- Diz lá, o que não entendes. – disse a professora Henriqueta.
- É verdade que nós temos sangue azul?
- Não, nós não temos sangue azul. Todo o sangue que circula no nosso corpo é vermelho. O que acontece é que o sangue que circula nas veias é mais escuro do que o sangue que circula nas artérias. O que tu queres dizer é que já viste imagens de modelos de representação do corpo humano, em que as veias têm uma cor azul e as artérias têm uma cor vermelha. Essas cores servem apenas para fazer a distinção entre o sangue venoso e o sangue arterial. – explicou a professora.
Nisto, intervém a Joana Filipa:
- Ó professora! Eu já li nas enciclopédias que o sangue venoso é o sangue que está carregado de dióxido de carbono e o sangue arterial é o sangue rico em oxigénio.
- Tens toda a razão Joana. – concordou a professora.
- Mas como é que isso acontece? Como é que o sangue fica com essas substâncias todas? – perguntou o André muito curioso.
O coração bombeia o sangue com muita força. O sangue segue através das artérias e chega a todas as partes do corpo onde deixa ficar as substâncias nutritivas e o oxigénio. É o chamado sangue arterial. Aí recebe as impurezas entre as quais o dióxido de carbono. O sangue já carregado de dióxido de carbono regressa ao coração através das veias. Chamamos a este sangue, sangue venoso. Depois, esse sangue vai do coração até aos pulmões, onde recebe o oxigénio e liberta o dióxido de carbono. O sangue oxigenado volta ao coração que o empurra novamente através das artérias para todas as partes do corpo. A esse movimento do sangue através do corpo chamamos circulação.
- Ah! Agora já percebi! – exclamou o André todo satisfeito.
- Muito bem, então não há mais dúvidas em relação à matéria de Estudo do Meio? – perguntou a professora.
- Não. – respondeu o Afonso.
- E quanto à aula de Matemática? – questionou a professora Henriqueta.
- Eu percebi muito bem as operações da adição e da subtracção que aprendemos ontem. – comentou o Otávio.
- Pois, a Matemática sempre foi o teu forte. – acrescentou a professora.
- Mas ó professora, eu tenho dificuldade em distinguir quando a operação é uma adição ou uma subtracção. – disse a Sara ansiosa.
- Quanto a isso, só tens que estar atenta ao enunciado do problema e tentares perceber o que ele pede. – aconselhou a professora.
- Pois é, a Matemática não é nenhum bicho de sete - cabeças como todos dizem. – afirmou o Vasco com convicção.
- Muito pelo contrário meninos! A Matemática é muito importante e essencial às nossas vidas. Já que estamos a falar nisso, vamos resolver umas situações problemáticas que eu trouxe. – rematou a professora Henriqueta.
- Sim!!! – responderam todos os alunos ao mesmo tempo.







Faz a legenda do Sistema Circulatório, clicando neste link:
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Jogos&ID=124




Função do Sistema Circulatório

A função do Sistema Circulatório é levar o sangue que contém as substâncias nutritivas (proteínas,vitaminas,glúcidos (acúcares), lípidos (gorduras), sais minerais´, água) e o oxigénio a todas as células do nosso corpo e recolher as impurezas, entre as quais o dióxido de carbono, para serem expulsos do nosso organismo
.



Funcionamento do Sistema circulatório


O coração bombeia o sangue com muita força. O sangue segue através das artérias e chega a todas as partes do corpo onde deixa ficar as substâncias nutritivas e o oxigénio. É o chamado sangue arterial. Aí recebe as impurezas entre as quais o dióxido de carbono. O sangue já carregado de dióxido de carbono regressa ao coração através das veias. Chamamos a este sangue, sangue venoso. Depois, esse sangue vai do coração até aos pulmões, onde recebe o oxigénio e liberta o dióxido de carbono. O sangue oxigenado volta ao coração que o empurra novamente através das artérias para todas as partes do corpo. A esse movimento do sangue através do corpo chamamos circulação.




Regras de Saúde e Higiene do Sistema Circulatório

  • Pratica desporto porque o exercício físico faz bem ao coração;


  • Não uses vestuário muito apertado;


  • Evita os alimentos com excesso de sal e gordura;


  • Não faças esforços em demasia.



Clica nestes links e vê como funciona o sistema circulatório:

http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=c11

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/at1.htm




Vê neste vídeo como funciona o Sistema Circulatório

































A ida da Beatriz ao médico


A Beatriz, pelas dez horas da manhã, vai ao médico a uma consulta de rotina. A menina está cheia de dúvidas e muito receosa.- Bom dia Sr. Doutor. – cumprimentou a Beatriz.
- Bom dia Beatriz, então como tens passado? – perguntou o médico.
- Sr. Doutor tenho passado muito bem. Mas tenho algumas dúvidas sobre o que se passa no meu corpo! – exclamou a Beatriz.
- E que dúvidas são essas que vão aí dentro da tua cabecinha? – questionou o médico com um sorriso na cara.
- No outro dia, eu andei a brincar ao sol e, à noite, comecei a deitar sangue pelo nariz. Na minha escola também houve um rapaz que caiu no recreio e, começou a deitar sangue pelo joelho e pela mão. Eu acho muito estranho termos sangue nas mãos, nos joelhos e no nariz! Isto é normal Sr. Doutor? – perguntou a Beatriz muito ansiosa.
- Sim, tudo isso que aconteceu é normal. Mas vou explicar-te uma coisa muito importante que se passa no nosso corpo, está bem Beatriz?
- Está bem. – respondeu a menina com um ar de entusiasmo.
Enquanto o Médico consultava a menina, foi esclarecendo as dúvidas da menina.
- Sabes, o nosso corpo por dentro pode ser comparado com um carro. O carro tem um motor que o faz trabalhar e, nós temos um coração que está sempre a trabalhar. Mas para que o carro ande, tem uns tubinhos que conduzem a gasolina do motor a todos os lugares necessários. Nós como somos pessoas, também temos uns tubinhos por todo o nosso corpo, desde a cabeça até aos pés, que transportam o sangue do coração para todo o corpo. Por isso quando caímos e nos magoamos seja em que parte do corpo for, temos uma hemorragia ou deitamos sangue como tu dizes, Beatriz.
- Ah, agora já percebi! Então nós temos sangue a passar em todo o nosso corpo! – disse a menina muito admirada.
- Já não tens mais dúvidas? – perguntou o médico à menina.
- Que eu me esteja a lembrar, não tenho mais perguntas. Muito obrigada Sr. Doutor por me explicar tudo. – despediu-se a menina do médico.
- Adeus Beatriz e cuida de ti. Não andes muito ao sol e não olhes directamente para a sua luz que é muito forte. Come muita fruta, arroz e bebe muita água. – aconselhou o médico à menina.




As dúvidas da Joaninha


Numa linda manhã de Outono, estava a Joaninha a brincar no jardim de sua casa, quando a mãe Chiquita a chama para almoçar.
- Joaninha anda para dentro, são horas de almoçar! – diz a mãe Chiquita.
- Já vou mamã. – responde a Joaninha.
- Lá vens tu toda suada. Vai lavar-te para vires comer. – diz a mãe Chiquita.
- Mamã, enquanto me lavava, estive a pensar numa coisa. Porque é que nós suamos? – pergunta a Joaninha.
- O nosso organismo tem um mecanismo próprio para expulsar as substâncias que lhe são prejudiciais. Um deles é através do suor que é libertado pela nossa pele, devido ao trabalho das glândulas sudoríparas.
- E as substâncias que prejudicam o nosso organismo saem todas pela pele? – questiona a Joaninha.
- Não. Outra forma de o organismo expulsar as substâncias que nos são prejudiciais é através da urina.
- Da urina? Como? – pergunta a Joaninha.
- Como já sabes, o sangue ao passar pelas diferentes partes do corpo, vai recolhendo impurezas. Os rins funcionam como uma espécie de filtro que retém essas impurezas. Estas impurezas misturam-se com água e formam a urina. Esta vai pelos ureteres que são dois tubos que saem de cada um dos rins e transportam a urina até à bexiga. A bexiga é uma bolsa elástica que serve para acumular a urina. Quando está cheia, a urina é expulsa para o exterior através da uretra.
- Então quando tenho vontade de urinar devo ir logo à casa de banho, não é? – questiona a Joaninha.
- Exactamente, deves ir porque senão estarás a acumular impurezas e podes ganhar uma infecção. A esse processo de eliminação dos produtos prejudiciais ao organismo chamamos excreção. – explica a mãe Chiquita.
- Ah agora, fiquei muito mais esclarecida. Obrigada mãe. – responde a Joaninha.

Sistema excretor

A função do Sistema excretor - é expulsar as substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo. Chama-se excreção à eliminação das impurezas através da pele, dos pulmões e dos rins.



A Pele

A pele é constituída por três camadas: a epiderme, derme e a hipoderme. A epiderme é a camada mais fina e superficial da pele. A derme é mais espessa e profunda. É nesta camada que se encontram as glândulas sudoríparas que produzem e eliminam o suor que envia para fora do nosso organismo as substâncias nocivas.Na derme também se encontram as terminações nervosas, os vasos sanguíneos e as glândulas sebáceas que produzem a gordura da pele. A hipoderme é a camada mais profunda.




A pele além de ter uma função excretora, constitui uma barreira de protecção contra a entrada de micróbios no organismo, permite o sentido do tacto, regula a temperatura do nosso corpo, impede que os raios ultra-violetas danifiquem o organismo e protege-nos das agressões do meio-ambiente (vento, calor, humidade, secura...).


Outra forma de eliminarmos as impurezas do nosso organismo é através do aparelho urinário. Quando o sangue circula pelo nosso corpo, recebe substâ
ncias que podem prejudicar o organismo. Existem órgãos que têm como função eliminar essas substâncias, tornando possível o fenómeno da excreção. Os rins servem para filtrar as impurezas contidas no sangue. Essas substâncias misturadas com a água formam a urina. Esta é transportada por dois tubos, os ureteres, que saem de cada um dos rins até à bexiga que é uma bolsa elástica onde se acumula a urina. A uretra é um tubo que sai da bexiga e comunica com o exterior do corpo permitindo expulsar a urina.



Clica nestes links e faz a legenda do aparelho urinário :

http://www.sitiodosmiudos.pt/saude/default.asp?fich=c8

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv2.htm


Regras de Saúde e Segurança do Sistema Excretor

  • Bebe bastante água ao longo do dia;

  • Evita beber refrigerantes e faz uma alimentação saudável;

  • Toma banho com frequência para que a pele se mantenha limpa.




sábado, 5 de dezembro de 2009

Regresso à Escola



O dia 14 de Setembro foi o grande dia do regresso à escola. Encontrámos novos amigos e revimos os colegas de quem já tínhamos tantas saudades. Tivemos uma recepção muito divertida. As nossas professoras dramatizaram a história "Regresso à escola" e vestiram as personagens da Disney: a Pequena Sereia, Margarida, Minnie, Peixe e Jasmine.Depois cantámos a canção "É hora de ir p'ra Escola". Conhecemos as nossas novas salas, contámos novidades, mostrámos o nosso material escolar novo uns aos outros, enfim...foi um dia inesquecível e o começo de uma nova viagem.

Canção

É hora de ir para a Escola

É hora de ir p’rá escola,
a festa vai começar…
Eu vou ser grande estudante,
o saber vou desbravar…
Serão tantas novidades,
surpresas e alegrias.
Fazemos actividades,
são assim os nossos dias.

Vamos cantar
Vamos pular
Chegou o dia
a fantasia vai começar.
Vamos sorrir o dia inteiro
Porque hoje este é só o primeiro
De um novo ano
Em que eu serei grande
Pois estou a crescer.

(música da Pequena Sereia "Aqui no Mar")



Canção "Come a sopa, vá lá"



Canção
Come a sopa, vá lá

Quando nós pomos
A sopa à tua frente
Tu torces o nariz
E ficas mandrião
E inventas sempre
Uma desculpa diferente
Para não comeres a sopa
Pela tua própria mão.

Ou porque está fria
Ou porque está quente
Ou porque tens sono
Ou ficas doente
Ou porque tem massa
Ou porque tem grão
Porque tem espinafres
Com puré de feijão.


Come a sopa, vá lá
Come a sopa, vá lá
Come a sopa, vá lá
Faz-te bem…
E ajuda-te a crescer. (Bis)
Come a sopa, vá lá
Com o garfo não dá
Tens de usar uma colher.


Quando te dizemos
Que a sopa te faz bem
Tu, acredita em nós
Pois temos toda a razão
Uma bela sopa
Com tudo o que ela tem
Um dia vais concordar
Dá uma boa refeição

Sopa de cenoura
Batata ou lentilhas
Sopa de nabiça, de arroz
Ou ervilhas
Sopa de tomate, peixe
Ou agrião
Toda a sopa é boa
Com sopinhas de pão.



(Avô Cantigas, Come a sopa, vá lá - adaptado)

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro



No dia 16 de Outubro, a nossa escola comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Foram expostos trabalhos sobre provérbios relacionados com a alimentação, realizados pelas 4 turmas e ouvimos a história tradicional "O Caldo de Pedra". Depois o frade visitou as salas, afim de recolher os ingredientes necessários para fazer uma boa sopa no recreio da escola. Finalizámos esta comemoração com a canção "Come a sopa, vá lá" do Avô Cantigas, acompanhados pelo Professor Carlos de Expressão Musical. Foi um dia de grande aprendizagem e diversão.


O CALDO DE PEDRA

Um frade andava a pedir; chegou à porta de um lavrador, mas não lhe quiseram aí dar nada. O frade estava a cair com fome, e disse:
– Vou ver se faço um caldinho de pedra. E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança. Diz o frade:
– Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.
Responderam-lhe:
– Sempre queremos ver isso.
Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, disse:
– Se me emprestassem aí um pucarinho.
Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.
– Agora se me deixassem estar a panelinha aí ao pé das brasas.
Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, disse ele:
– Com um bocadinho de unto é que o caldo ficava de primor.
Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada para o que via. Diz o frade, provando o caldo:
– Está um bocadinho insosso; bem precisa de uma pedrinha de sal.
Também lhe deram o sal. Temperou, provou, e disse:
-Agora é que com uns olhinhos de couve ficava que os anjos o comeriam.
A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras. O frade limpou-as, e ripou-as com os dedos deitando as folhas na panela.
Quando os olhos já estavam aferventados disse o frade:
– Ai, um naquinho de chouriço é que lhe dava uma graça...
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço; ele botou-o à panela, e enquanto se cozia, tirou do alforge pão, e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era um regalo. Comeu e lambeu o beiço; depois de despejada a panela ficou a pedra no fundo; a gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:
– Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade:
– A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.
E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.

http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/infantil/teofilo.html#caldo

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Voki

A todos um Bom Natal!