domingo, 31 de janeiro de 2010
Sinais de pontuação
http://gramatix.no.sapo.pt/Ortografia/gramatix_ortografia.htm
http://sinav.no.sapo.pt/
http://www.flip.pt/tabid/594/Default.aspx
http://www.baudoprofessor.com/pdf/areasdisciplinares/Lingua%20Portuguesa/Sinais%20de%20Pontuacao.pdf
Pratica o uso dos sinais de pontuação
http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=2843
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm
http://www.ebji-sto-antonio-cavaleiros.rcts.pt/lacunassinais.htm
http://www.cardosolopes.net/disciplina_1ciclo_ficheiros/LP/3_ano/chuva_de_estrelas1_2o3o4o.htm
Verbos
Eu estou muito contente com a minha aprendizagem.
Eu sou um aluno atento nas aulas.
Os verbos indicam a acção praticada ou sofrida pelo sujeito, ou o estado ou qualidade que se lhe atribui.
Os verbos flexionam (podem variar) em:
Pessoa e Número:
Singular 1ª-eu 2ª-tu 3ª-ele.
Plural 1ª-nós 2ª-vós 3ª- eles
Modo – Indicativo, Conjuntivo, Condicional, Imperativo, Infinitivo, Gerúndio e Particípio).
Tempo – Presente, Pretérito (imperfeito, perfeito, mais-queperfeito), Futuro.
1ª - -ar - estudar, amar, gostar, andar,... – a vogal temática é –a-.
2ª - -er – comer, escrever, poder, dever... – a vogal temática é –e-.
3ª - -ir – possuir, conseguir, redimir, dormir.. – a vogal temática é –i-.
Considera-se que os verbos terminados em or pertencem à 2ª conjugação
Exemplo: verbo pôr
Para conjugares verbos clica aqui:
http://www.flip.pt/FLiPOnline/Conjugador/tabid/578/Default.aspx
Aprende os verbos, clicando aqui:
http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default2.asp?url_area=B
Grau dos nomes
Jogos de Língua Portuguesa
Aqui podes treinar os teus conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida.
Polígonos
Os polígonos são figuras planas limitadas por segmentos de recta a que chamamos lados.
Para que uma figura formada por segmentos de recta se considere um polígono é
A palavra polígono vem do grego polygonos. De polys que significa muitos e de gono que significa ângulo. Digamos que a tradução mais precisa para a palavra polígono é “figura que tem muitos ângulos”.
Sou um polígono
Podemos classificar os polígonos de acordo com o número de lados
triângulo - 3 lados
quadrilátero - 4 lados
octógono - 8 lados
eneágono - 9 lados
decágono - 10 lados
>Existem ainda outras classificações para os polígonos:
Trapézios - são todos os quadriláteros que têm pelo menos dois lados paralelos.
Não trapézios:
Paralelogramos - Chama-se paralelogramo a um quadrilátero que tem os lados opostos paralelos.São paralelogramos:
Desenha, identifica e classifica (5) alguns polígonos.
http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/poligonos.html
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.prof2000.pt/users/cfnelas/Grupo9/Imagens/VariosPoligonos.jpg&imgrefurl=http://www.prof2000.pt/users/cfnelas/Grupo9/index.htm&usg=__HHMxPm3GJTwCoUNLtQe4MOKnDd8=&h=628&w=719&sz=55&hl=pt-PT&start=24&um=1&tbnid=F8crxbTFulQzkM:&tbnh=122&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bpol%25C3%25ADgonos%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D18%26um%3D1
http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=D
Circunferência
Uma circunferência é uma linha curva fechada em que todos os pontos estão à mesma distância de um ponto a que se chama centro (O) da circunferência.
Este centro (O) pertence ao círculo definido pela circunferência mas não pertence à circunferência.
Na circunferência pode-se traçar outros elementos:
- o raio [CO] - segmento de recta que tem por extremos o centro e um ponto da circunferência.
- a corda [AB] - qualquer segmento de recta que tem por extremos dois pontos da circunferência
- o diâmetro [CD] - uma corda que contém o centro da circunferência.
Comparámos o raio com o diâmetro e descobrimos que:
O raio é a metade do diâmentro.
O diâmetro é o dobro do raio
Jogos Matemáticos
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.sc.didaxis.pt/nm/figuras/simetrias.gif&imgrefurl=http://www.sc.didaxis.pt/nm/jogos.htm&usg=__ggUPL_gJ-E6UGZ77OSX0VABJzP0=&h=241&w=259&sz=3&hl=pt-PT&start=2&um=1&tbnid=fHoBIVRn6ODA3M:&tbnh=104&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dsimetrias%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1
Numeração Romana
São sete letras que representam determinados valores:
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000
Com exceção de V, L e D, os outros numerais podem repetir-se até três vezes:
III = 3
XXX = 30
CCC = 300
MMM = 3000
Quando escritos à direita de numerais maiores, I, X e C somam-se aos valores dos primeiros:
VIII = 5 + 1 + 1 + 1 = 8
LXII = 50 + 10 + 1 + 1 = 62
CLVIII = 158
MCXX = 1000 + 100 + 10 + 10 = 1120
Mas se os numerais I, X e C estiverem à esquerda dos maiores, os seus valores são subtraídos como, por exemplo, em:
IV = 5 - 1 = 4
IX = 10 - 1 = 9
XC = 100 - 10 = 90
Simetrias
Tangran
Lenda do Tangran
Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, para iniciar uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho registarás tudo o que vires durante a viagem, para me mostrares , quando regressares. O discípulo, surpreendido, indagou:
- Mas mestre, como é que com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrei durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrares o que viste durante a viagem.
Joga e diverte-te com o tangran! Clica nestes sites:
http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/
http://standards.nctm.org/document/eexamples/chap4/4.4/index.htm
Sólidos Geométricos
http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_solidos/indice_solidos.htm
sábado, 23 de janeiro de 2010
Família
http://ludotech.eu/blog/ficheiros/parentesco03.htm