domingo, 18 de abril de 2010

Cancão - Uma Árvore um Amigo


Uma Árvore, um Amigo


Uma árvore, um amigo
que devemos bem tratar
Um amigo de verdade
tão fiel como a amizade
que podemos cultivar.

Sabes que uma árvore
é um pouco de beleza,
que protege a Natureza,
e purifica o nosso ar;

Dá-nos a madeira
e tanta coisa que fascina,
a cortiça ou a resina,
mais a fruta no pomar.

Oh, vamos fazer uma floresta, vem,
plantar amigos, uma festa
tão rica e modesta
vamos semear

Sabes que uma árvore
é um bem de toda a gente
não estragues o ambiente
não lhe sujes o lugar.

Vamos, vamos, vamos
defender a nossa vida,
que uma árvore esquecida
pode às vezes ajudar.

Sim, vamos fazer uma floresta, vem,
plantar amigos, uma festa
tão rica e modesta
vamos semear

Carlos Paião

Clica aqui e ouve a música cantada pelo Joel Branco

http://escolovar.org/prima_arvore.amigo.htm

Viva a Primavera





Concerto para violinos No. 1 em Mi maior Op. 8, RV 269 - A Primavera. Mov. 1 Allegro, pela Filarmónica de Berlin em 1987.Esta obra é da autoria de António Vivaldi.












Posição do Sol ao longo do dia e os Pontos Cardeais




Olhando para o horizonte, sabendo a direcção do nascer e do pôr do Sol é possível saber em que direcção caminhamos. Para voltar para trás basta dar meia volta e seguir na direcção contrária.
Quando andamos em terra, isto é simples. Basta fixar um ou vários pormenores no horizonte e fazer o caminho inverso, mudando os pontos de referência da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
Claro está que se tiveres uma bússola podes saber a direcção do norte e do sul, e dos outros pontos cardeais.
Mas também é possível orientarmo-nos sem bússola, pois, por exemplo, em Portugal, o Sol do meio-dia solar indica-nos sempre o sul.
Orientarmo-nos de noite, no deserto ou no mar é mais difícil, pois não vemos pontos de referência no horizonte.
No hemisfério Norte, a Estrela Polar, visível à noite, indica-nos sempre a direcção do norte. Isto é, quando nos viramos para a Estrela Polar, o Sol vai nascer sempre à nossa direita e pôr-se à nossa esquerda.
Quem habite em Cabo Verde, que fica entre o trópico de Câncer e o equador, continua a ver a Estrela Polar para norte. Mas, dependendo da estação do ano, o Sol do meio-dia pode estar para norte ou para sul do sítio onde estamos.
Se fizermos uma viagem ao hemisfério Sul da Terra, como fizeram os navegadores portugueses a partir do século XV, já não vemos a Estrela Polar.






http://www.eb1-castelejo.rcts.pt/pontos_cardeais.htm




http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/1.4.htm

Joga este jogo aplicando os teus conhecimentos sobre os pontos cardeais.


http://alvarovelho.net/images/stories/jogos/jogorosven.swf


Exercita os pontos cardeais com estes jogos:

http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.html

Comparando Tamanhos dos Planetas


Observa a imagem que se segue e verifica que os corpos do Sistema Solar têm tamanhos diferentes.


Jogos Sistema Solar


O Sistema Solar



No Espaço, além do planeta que habitamos - a Terra - existem milhões de astros.
Já observaste bem o céu à noite? Que pontinhos cintilantes serão aqueles que brilham lá no alto?
Esses pontinhos brilhantes são as estrelas. Mas no Universo não existem só estrelas. Também há os planetas, os cometas, os asteróides...
As estrelas têm luz própria (por exemplo, o Sol) enquanto que os planetas não possuem luz própria, por isso não os consegues ver. Os planetas recebem luz das estrelas - por exemplo, o planeta Terra recebe luz da estrela que está mais próxima - o Sol.




O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteróides e milhões de cometas. O Sistema Solar, é o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta. Neste conjunto, estão incluídos oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, os seus satélites naturais, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária. Até 2006, Plutão foi considerado um planeta principal do Sistema Solar, mas a descoberta de vários corpos de tamanho semelhante e mesmo maiores, no Cinturão de Kuiper, fez com que a União Astronómica Internacional (UAI) decidisse, em 24 de Agosto de 2006, considerá-lo um “planeta anão”, juntamente com Éris e Ceres, o maior dos asteróides. Plutão passou a ser considerado como o primeiro de uma categoria de objectos trans-neptunianos . Mais recentemente, em 17 de Junho de 2008, a UAI decidiu atribuir a estes corpos celestes a nova designação de plutóides (em honra ao antigo nome do despromovido Plutão).
O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética do Sistema Solar, sendo também a estrela mais próxima. A seguir ao Sol, a estrela que se encontra mais próxima do Sistema, chama-se Próxima de Centauro.
O Sistema Solar como um todo, incluindo as estrelas visíveis numa noite clara, ocupa um pequeno espaço de uma galáxia espiral à qual chamamos Via Láctea. A mais próxima grande galáxia, é a galáxia de Andrómeda.
As estrelas que avistamos no céu e que, aparentemente, parecem ter o mesmo tamanho e distância da Terra, são em grande parte maiores que o nosso Sol, sendo cada uma delas pertencente a uma galáxia.A dimensão total do Universo é completamente desconhecida e talvez nunca venhamos a conhecer a sua verdadeira extensão.

O Sistema Solar 1

VÊ mais aqui neste site









Planetário Calouste Gulbenkian

http://planetario.online.pt/Astronomia/astronomia-sistemasolar.html

Queres fazer uma viagem pelo espNegritoaço?
Clica aqui:
http://www2.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/alunos/viagem/






Site mantido por alunos do Departamento de Física da Universidade de Coimbra com imagens, links, artigos sobre os mais variados temas de astronomia e astrofísica.

http://nautilus.fis.uc.pt/astro/



http://www.tiogui.com.br/default.asp?pag=sistemasolar/cometas/cometas.htm

sábado, 17 de abril de 2010

Os Astros