domingo, 31 de janeiro de 2010

Verbos

Eu estudo os verbos.
Eu estou muito contente com a minha aprendizagem.
Eu sou um aluno atento nas aulas.





Os verbos indicam a acção praticada ou sofrida pelo sujeito, ou o estado ou qualidade que se lhe atribui.


Os verbos flexionam (podem variar) em:


Pessoa e Número:


Singular -eu -tu -ele.

Plural -nós -vós - eles


Modo Indicativo, Conjuntivo, Condicional, Imperativo, Infinitivo, Gerúndio e Particípio).


Tempo Presente, Pretérito (imperfeito, perfeito, mais-queperfeito), Futuro.




1ª - -ar - estudar, amar, gostar, andar,... – a vogal temática é –a-.
2ª - -er – comer, escrever, poder, dever... – a vogal temática é –e-.
3ª - -ir – possuir, conseguir, redimir, dormir.. – a vogal temática é –i-.


Considera-se que os verbos terminados em or pertencem à 2ª conjugação

Exemplo: verbo pôr


Para conjugares verbos clica aqui:

http://www.flip.pt/FLiPOnline/Conjugador/tabid/578/Default.aspx

Aprende os verbos, clicando aqui:

http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default2.asp?url_area=B

Sem comentários:

Enviar um comentário